quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bakuman


Bakuman, estilizado como Bakuman。 (バクマン。 ) é um mangá feito pelos criadores de Death NoteTsugumi Ohba e Takeshi Obata. O primeiro capítulo foi lançado no Japão no dia 11 de Agosto de 2008. Bakuman é a história de dois garotos do 9º ano que querem se tornar mangakás, ou criadores de mangás. Os personagens principais incluem Moritaka Mashiro (真城最高Mashiro Moritaka), que é um desenhista, e Akito Takagi (高木秋人 Takagi Akito), que é um roteirista. Os primeiros capítulos alternam situações de drama adolescente com informações sobre a história do mangá e sobre os aspectos técnicos da criação dos mesmos. Durante o primeiro capítulo, há varias citações de mangás de grande sucesso, desde Death Note até One Piece. A segunda temporada do anime está sendo exibida desde outubro de 2011. Uma terceira temporada já foi confirmada para outubro de 2012.


História
Bakuman começa com Moritaka Mashiro, um estudante ginasial, deixando seu caderno com um desenho de sua paixão e colega de classe, Miho Azuki, em sala de aula. Quando ele percebe e volta para a sala de aula depois da escola, seu colega, Akito Takagi, está esperando por ele com o seu caderno na mão, e diz a ele que ele acredita que Azuki gosta de Mashiro também. Masahiro acaba pensando que Takagi também gosta de Azuki. Takagi, então, tenta convencer Mashiro para se tornar um mangaká (quadrinista de mangá) e o chama para ilustrar as histórias que ele escreve. No entanto, Mashiro, é relutânte à desilusão com a sociedade moderna e o destino de seu tio, um antigo mangaká serializado que morreu por excesso de trabalho, enquanto tentava recuperar seu status.
Mais tarde Takagi chama Mashiro dizendo que ele vai confessar à Azuki. Mashiro corre até a casa de Azuki para encontrar Takagi, e ele em seguida, solicita Azuki e confessa a ela que ele e Mashiro são destinados a ser mangakás. Mashiro, em seguida, descobre que ela quer ser uma Seiyuu (dubladora) e, pensando nas desventuras românticas de seu tio, propõe Azuki em casamento, sob a condição de que eles só se casam depois de alcançar seus sonhos. Com um gol antes dele, Mashiro expõe a tornar esse sonho realidade. Seu objetivo é ter a voz de Azuki como a heroína da adaptação do anime de seu mangá. Para ter a maior probabilidade de sucesso, ele e Takagi votam para se serializar na revista semanal Shonen Jump e tentar criar o mangá mais popular para a revista.


Depois de enviar vários one-shots para Shueisha, Mashiro e Takagi começam sua série publicada pela primeira vez, chamada "Detective Trap" (ou Detetive Armadilha), que acabou por ser cancelado devido a sua popularidade em declínio. Pouco tempo depois eles começam a trabalhar em sua próxima série, "Go Daihatsu Tanto!", Um gag mangá (Mangá de comédia). Decidindo que a série nunca seria popular, os garotos desistem de Daihatsu Tanto, e começam a trabalhar em sua nova série, PCP - Perfect Crime Party. A série vira um grande sucesso, mas não consegue ficar em primeiro lugar nos questionários. Assim Mashiro e Takagi decidem passar "PCP" para uma revista mensal e começam uma nova série semanal: "Reversi".


Anime
O mais recente capítulo de Bakuman na Shonen Jump trouxe várias novidades. A primeira é que a série completou dois anos de publicação, e nas páginas coloridas houve uma ilustração inédita dos personagens da série usando cosplay de seus próprios mangás. A outra novidade é a respeito de uma enquete de popularidade. Os japoneses poderão votar em seus personagens favoritos de Bakuman e concorrerão a uma pelúcia baseada no mangá Otters 11 (ラッコ11号 rakko jūichigō). O animê de bakuman teve sua estreia no dia 2 de Outubro.
O aumento no número de episódios foi anunciado no domingo de 16 de Janeiro de 2011, durante uma coletiva de impressa com os autores do mangá.




quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Detective Conan


Detective Conan (名探偵 コナン Meitantei Konan), conhecido como Case Closed nos Estados Unidos, é um mangá e anime japonês escrito e ilustrado por Gosho Aoyama e serializado na Weekly Shōnen Sunday desde 1994, onde faz sucesso até hoje, totalizando mais de 72 volumes.
Apesar desse sucesso no Japão, no Brasil o título não é muito conhecido, já que o Brasil foi um dos poucos países no mundo onde a série não passou na televisão, tendo somente um dvd do primeiro filme lançado em 2008 pela empresa Flashstar, com vendas supostamente baixas, ao passo que nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá a série faz um tremendo sucesso, apesar de ter seu nome alterado para Case Closed (pelo motivo de existir Conan, The Barbarian). A série também é muito bem sucedida na Tailandia. Em Portugal, a série é exibida no canal Animax em japonês, com legendas portuguesas. Também houve uma dobragem que chegou a 26 episódios.
Detetive Conan é a história de Shinichi Kudo, um jovem detetive prodígio, que por um acaso investigava um ato suspeito de dois homens vestidos de preto quando foi atingido pelas costas e, sem defesa, foi feito de cobaia ao experimentar uma droga que supostamente era para mata-lo sem deixar vestígios. Ao invés de mata-lo, a droga teve um efeito bem diferente, fez seu corpo regredir fisicamente, como se fosse uma criança de sete anos novamente.


História
Shinichi Kudo, é um estudante colegial que investigava por mero acaso, um ato suspeito após sair do parque de diversões. Tratava-se de 2 membros da Black Organization (Organização secreta de criminosos) realizando uma transação. Por azar, ele é descoberto e abatido, sendo feito de cobaia ao experimentar uma droga (de nome APTX 4869) que supostamente era para mata-lo sem deixar rastros. Por alguma causa desconhecida, em vez de morrer, seu corpo volta a ser como de 10 anos atrás, quando era uma criança de apenas sete anos.
Agora, o prodígio detetive tem que esconder sua verdadeira identidade e assumir ser apenas uma criança, apesar de sua mente não ter sido afetada, para que as pessoas a sua volta não corram perigo, pois se a organização a qual fez isso com ele descobrir que ele não morreu, certamente irá atrás dele e de todos que estão a sua volta.
Assim sendo, Shinichi Kudo adota o pseudônimo de Conan Edogawa e vai morar na casa de sua amiga de infância Ran Mouri, por quem é apaixonado, graças ao Dr. Agasa, o único que sabe sua real identidade, pois segundo ele seria ótimo morar com a Ran porque seu pai Kogoro Mouri é um detetive e Conan teria recursos para investigar a Black Organization.
É claro que Shinichi, agora vivendo como Conan, deve se precaver contra quaisquer suspeitas sobre ele, então ele volta a frequentar o ensino fundamental. Lá ele encontra bons amigos e juntos formam uma liga de jovens detetives, auto-denominada Detective Boys.
Apesar de estar morando em uma agência de investigação, a vida de Conan não é nada boa, isso porque Kogoro Mouri, pai de Ran, não tem aptidão nenhuma para exercer a profissão de detetive, portanto Conan sempre resolve os casos para ele. Para isso, Conan conta com várias invenções muito úteis do Dr. Agasa, como seu alterador de voz, relógio que dispara uma agulha tranquilizante, skate movido a energia solar e outros.
Por conta de estar sempre em contato com sua amada, a história entre Conan e Ran evolui bastante durante a série, mesmo ela não sabendo a real identidade de Conan.
Com o avanço da série, surge uma outra personagem muito importante, trata-se de Ai Haibara, uma garotinha de também 7 anos que na verdade é Sherry, integrante da Black Organization e que também tomou uma dose da mesma droga (APTX 4869) que Shinichi, porém por motivos diferentas, ela foi deixada para morte pela organização e tomou a droga com o propósito de suicídio. Como ao invés de mata-la a droga a regrediu para uma criança de sete anos, ela foi capaz de fugir da organização e mudar sua identidade, passando a morar junto com o doutor Agasa.


Personagens
  • Shinichi Kudo: Personagem principal da série. Shinichi transformou-se em criança após ter sido forçado a tomar um veneno, chamado APTX 4869, criado pela Black Organization.
  • Conan Edogawa: "Versão criança" de Shinichi. Conan anda atrás da Black Organization para conseguir recuperar seu corpo original. Ele vai viver com Ran e seu pai que ajuda-o no seu trabalho, resolvendo mistérios.
  • Ran Mouri: Amiga de infância que tem um certo interesse amoroso em Shinichi. Ela não sabe a verdadeira a identidade de Conan. Ela é a única a cuidar dele junto com seu pai, Kogoro.
  • Kogoro Mouri: Detetive particular e pai de Ran. Separado de Eri Kisaki, mãe de Ran. Grande Detective Mouri é o nome pelo qual fica reconhecido pelos casos que "resolve", já que quem resolve todos os casos é na verdade Conan (Shinichi).


Mídia

Manga

O mangá tem sido publicado pela Shōnen Sunday desde 1994, escrito e desenhado por Gosho Aoyama, continua até os dias de hoje. O primeiro tankoubon foi também publicado pela Shogakukan em 1994; já ultrapassando a casa dos 64 volumes.
Viz Media publica o mangá Case Closed nos Estados Unidos e no Canadá; a Gollancz publica o mangá no Reino Unido utilizando a tradução da Viz Media. Tais versões alteram não somente o título da série, mas também nomes dos personagens, como por exemplo Jimmy ao invés de Shinichi, Rachel ao invés de Ran e Richard ao invés de Kogoro. Até o presente momento, já há mais de 26 volumes traduzidos em inglês em lojas americanas de acordo com o site rightstuf.com.


Anime

Dirigido por Kenji Kodama e Yasuichiro Yamamoto e produzido por Tokyo Movie Shinsha e Yomiuri Telecasting Corporation, o anime Detective Conan começou a ser exibido no dia 8 de janeiro de 1996 na Yomiuri TV e Nippon TV. A série continua até os dias de hoje, com 651 episódios exibidos até o dia 24 de março de 2012.
O anime é licenciado também nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Tailândia, e Chile (EtcTv) .


Live Action

Existem atualmente 2 filmes Live Action produzidos para esta série, um em 2006 e outro em 2007.
O primeiro foi ao ar no Japão na Nippon Television no dia 2 de outubro de 2006. Estrelando Shun Oguri como Shinichi Kudo, Tomoka Kurokawa como Ran Mouri e Takanori Jinnai como Kogoro Mouri.
O segundo foi ao ar no dia 17 de dezembro de 2007, com a adição de personagens como Yu Kashii como Shiho Miyano, Sasaki Kuranosuke como Gin, Okada Taro como Vodka, Tayama Ryosei como Agasa, Fujisaki Nao (Conan) e Shibata Kyoka (Haibara).


Filmes

Desde 1997, tem sido lançado um filme de Detective Conan a cada Golden Week. Com exceção do primeiro filme, todos os outros foram colocados nas telas de cinema do Japão.
O primeiro filme também é o único a ter publicação oficial no Brasil, lançado pela Flashstar, o filme Detetive: The Time-Bombed Skyscraper (名探偵コナン 時計じかけの摩天楼 Meitantei Conan: Tokei-jikake no matenrō) foi originalmente lançado no dia 19 de abril de 1997. Foi dirigido por Michihiko Sawa e escrito por Kazunari Kochi. O filme foi parcialmente baseado na história que Gosho Aoyama planejou para o fim do Magic Kaito. Neste primeiro filme, Conan é desafiado a encontrar diversas bombas espalhadas pela cidade de Toquio.
Já existem até o momento 15 filmes do Detetive Conan.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

jigoku shoujo


Hell Girl (地獄少女 Jigoku Shoujo, lit. Menina do Inferno) é uma série de anime sobre uma menina, Ai Enma (閻魔 あい Enma Ai), que concretiza pedidos de vingança feitos através do site Jigoku Tsuushin (地獄通信 correspondência do Inferno), enviando o destinatário do pedido para o inferno.
O anime foi produzido pela Aniplex e Studio Deen, e emitido no Japão por várias estações de televisão, incluindo a AnimaxTokyo MXMBS e outras, entre 4 de outubro de 2005 e 4 de abril de 2006. Após o sucesso da primeira temporada, uma segunda série intitulada Jigoku Shōjo Futakomori (地獄少女 二籠) foi criada e exibida no Japão entre 7 de outubro de 2006 e 6 de abril de 2007. A terceira temporada, intitulada Jigoku Shōjo Mitsuganae (地獄少女 三鼎), começou a ser exibida a 4 de outubro de 2008 pela estação Tokio MX.
Além das séries de anime, uma adaptação para mangá é publicada pela revista Nakayoshi desde Outubro de 2005, elaborada por Miyuki Etō (永遠 幸 Etō Miyuki). Uma adaptação em live-action (Jdrama), dirigida por Makoto Naganuma e com um total de 12 episódios de 30 minutos, foi exibida no Japão pela Nippon TV a partir de 4 de Novembro de 2006.
No Brasil, a série começou a ser exibida no Animax em 6 de Maio de 2008.


Personagens
  • Ai Enma: A protagonista da série. Com longos cabelos negros e olhos vermelhos, ela é uma entidade espiritual com um passado trágico, que vive em um mundo de crepúsculo eterno com sua avó, e é a que recebe e envia uma vingança para seus clientes. Ela normalmente usa uma seifuku preta, ou um uniforme escolar (o que geralmente é usado durante os meses de Inverno), mas geralmente usa um quimono com desenhos florais, quando entrega a vingança de um cliente. Ai começou sua carreira como a Hell Girl pelo seu próprio ato de vingança sobre os aldeões que a condenaram ao sacrifício. Seus olhos ficaram vermelhos quando Sentaro (seu primo e melhor amigo que cedeu a pressão e enterrou-a viva) jogou a primeira pá de terra em sua face. Ela saiu do seu túmulo depois de um tempo, e vingou-se de toda a vila com seu ódio, reduzindo-a a cinzas. Sua tarefa de enviar almas para o inferno começou aí, uma tarefa que ela tem realizado a mais de 400 anos. Embora esta tarefa é apresentada como castigo, desconhece-se se alguma vez ela vai ser libertada do mesmo. Como ela realizou essa tarefa por tanto tempo, ela inicialmente parecia ter se tornado sem emoções, insensível, como é demonstrado pelo seu rosto inexpressivo. Wanyūdō notou que ela ainda tinha sentimentos, porém, embora ela não os tenha manifestado fortemente, foi mais tarde revelado que Ai havia sido ordenada a fechar o seu coração. As experiências que ela tem com o Shibatas reacordaram seu descontentamento com o seu terrível destino e, mais tarde, aparentemente reacordaram outras emoções, ou pelo menos a capacidade de Ai de expressá-las. Quando enfurecida, Ai demonstra a capacidade de lançar grandes explosões de energia, bem como o poder de criar ilusões e elaborar a capacidade de teletransporte. Na segunda temporada, Ai torna-se mais expressiva e mostra mais emoções, sendo mais disposta a interagir com os outros e com os seus "clientes". De fato, em uma cena, ela mostra um "V de vitória" na frente de seu alvo, como forma de escárnio e tortura antes de enviá-lo para o inferno. No outro, ela lê uma revista de moda enquanto ela e seus companheiros observam um cliente, e ela ainda mostrou preocupação por uma mãe que deu de bom grado a vida dela em troca de que sua filha não fosse enviada para o inferno. Além disso, suas emoções e lembranças são mais uma vez libertadas pelo sofrimento de Takuma Kurebayashi, semelhante à sua própria situação no passado. Isto leva a Ai a desafiar seu "empregador", que é o Senhor do Inferno, causando-lhe a ser restaurada para a vida humana - e morta logo depois, quando salva Takuma da morte. Depois de seu auto-sacrifício, o seu corpo dissolve em pétalas de cerejeira e desviam-se para o céu. Na terceira temporada, Ai retorna a série depois de sua morte presumida. No começo da temporada, ela transporta outra garota, Yuzuki, a um estranho estado de sonho e ilusão, onde a menina Ai faz o seu novo "médium". Até agora, presume-se que a ligação da Yuzuki a Ai é muito semelhante ao de Tsugumi/Ai na primeira temporada. É irônico que na realidade traduza-se o nome Ai como: Ai (amor) e Enma (o juiz do Submundo). Uma segunda tradução de Ai, porém, é cúmplice, denotando seu papel de Ai como ajudante de Enma. Como seu primeiro nome nunca é escrito em kanji, o seu significado permanece ambíguo (o nome Enma so é dado a Ai quando ela tem o passa a trabalhar no correio infernal).
  • Wanyūdō: Wanyūdō é o primeiro dos três companheiros de Ai. Ele geralmente aparece como um homem velho cujo olhos permanecem ocultos, vestindo uma tradicional yukata com um haori de mangas longas, e um lenço vermelho ao redor do pescoço. Quando necessário, ele toma a forma de um boneco de palha preta, por enrolar o seu cachecol apertado em volta do pescoço, que Ai entrega como um laço para ser desfeitos por seus clientes. Ele freqüentemente assume a forma de rodas pegando fogo na carruagem de Ai, quando esta vai reivindicar uma alma. Antes de Ai o reivindicar como seu ajudante, ele costumava caminhar por entre o mundo de eterno crepusculo. Apesar das boas maneiras e parecendo bastante suave, frágil e fraco pela idade na maioria das vezes, possui consideráveis habilidades em artes maciais e é capaz de lançar bolas de fogo e realizando proezas de força desumana. no episódio 12 de Futakomori, é revelado que ele era o motorista de uma princesa, cuja carruagem caiu num precipício. A carruagem pegou fogo e todos a bordo foram mortos. Como resultado, ele se tornou um Yôkai aterrorizando pessoas sob a forma de uma roda com sua própria chama alargada, com o rosto infuriado, até que ele conheceu Ai, que o convidou a ajuda-la na sua tarefa. Wanyūdō revelou a sua capacidade de troca de formas ele pode se transformar em qualquer objeto.
  • Ichimoku Ren: é o segundo dos três ajudantes de Ai. Ichimoku ren pode projetar um olho em uma parede ou lugar para olhar o que acontece, ele sempre aparece com uma camisa preta um casaco branco. Se necessário ele se transforma em um boneco de palha azul. Ele e Honne-Onna sempre espionam os clientes de Ai. No episódio 17 de Futakomori, descobrimos que antes de Ai o encontrar seu espírito estava preso em uma espada, e seu dono o havia deixado cravado em uma pedra.
  • Honne-Onna: ela é a terceira ajudante de Ai. Honne-Onna pode se transformar em uma mulher vestida de terno para descobrir informações,às vezes seu rosto e seu corpo se transformam em um esqueleto que assusta a vítima, e ela também pode se transforma em um boneco de palha vermelha. No episódio 21 de Futakomori, é revelado que em sua vida humana ela se chamava Tsuiyu, e que ela era uma prostituta, pois o homem que ela amava, a vendeu em um "brothel". Mas acabou morrendo por um samurai contratado pelo dono do "brothel", por tentar fugir com sua amiga Kyiu.


História
Há 400 anos, em uma aldeia camponesa, que há um ritual para dar boa colheita onde nesse ritual, uma menina de sete anos,deve ser sacrificada a cada sete anos como oferenda para os Deuses. Ai é escolhida para o sacrifício, por ter sete anos, e também por ser considerada um "monstro" da vila, quando um menino a viu fazer voltar a vida uma borboleta que havia morrido. Mas, mesmo estando preparada para morrer, seus pais a confiam a seu primo Sentaro que a escondesse para não ser enterrada viva.
Seis anos passam, e Ai já tinha 13 anos. A aldeia passa por um período desastroso, onde a colheita não dá lucros, e desconfiados, um grupo de pessoas segue Sentaro quando ele ia levar suprimentos para a menina, descobrindo então que Ai estava viva esse tempo todo. Culpam-na pela falta de comida e condenam-na, junto com seus pais, a serem enterrados vivos, como um perdão aos Deuses.
Obrigaram a Sentarou começar a enterrá-la primeiro, como forma de desculpa aos deuses da montanha, pois ele ajudou Ai a escapar do Ritual. Ai pegou ódio dele, pois tinha confiado a sua vida a ele, e ele escolheu a aldeia em vez de Ai. Ai mesmo sendo morta, jurou amaldiçoá-los, mesmo depois da morte. Então, entregou sua alma ao senhor do inferno jurando fechar seu coração para qualquer sentimento.
Em troca disso, se vingaria da vila e vingaria o rancor dos outros. Se ela nao cumprisse sua tarefa, a alma de seus entes queridos vagariam no inferno para sempre. Sentarou, iria sair da Vila, pois aquela vila fez com que ele enterrase Ai. Quando ele estava saindo, viu Ai cantando a música que ele ensinou a ela e colocando fogo na aldeia. De alguma forma ele ficou feliz com isso e saiu correndo. Ele foi morar no templo onde Ai estava escondida antes de morrer, e lá ele criou o templo das crianças do sete.
Ai deve levar um número grandioso de pessoas ao inferno, realizando as vinganças.